Batalha de Monte Santiago

Batalha de Monte Santiago
Guerra da Cisplatina

Batalha de Monte Santiago
Data 7 e 8 de abril de 1827
Local Enseada de Barragán, Buenos Aires
Desfecho Decisiva vitória brasileira
Beligerantes
Províncias Unidas do Rio da Prata Império do Brasil
Comandantes
William Brown James Norton
Forças
2 brigues, 1 barco, 1 schooner, 63 canhões 12 navios no primeiro dia, 16 navios no segundo dia, 1 fragata, 2 corvetas, 8 brigues, 7 schooners, 2 barcos, 5 canhoneiras, 229 canhões
Baixas
2 brigues afundados, 1 brigue e 2 schooners avariados, 75-150 mortos e feridos

Batalha de Monte Santiago foi uma batalha naval da Guerra da Cisplatina, ocorreu entre 7 e 8 de abril de 1827. A divisão brasileira, comandada por James Norton, surpreendeu uma esquadrilha argentina e a perseguiu, perdendo os inimigos os seus dois melhores navios. O almirante Brown, que comandava os argentinos, ficou ferido. Como consequência dessa batalha, o Império do Brasil obteve supremacia naval, o que foi decisivo no curso dos acontecimentos: o bloqueio econômico imposto pela marinha de guerra do Brasil causava prejuízos econômicos significativos a Buenos Aires.[1][2] A luta em alto mar, pelo lado republicano, restaria reduzida, em grande parte, a esforços de corsários.

Na batalha morreu o comandante Rafael de Carvalho, comandava o brigue 29 de Agosto.[3] E, também, o comandante Francis Drummond, do lado republicano.


© MMXXIII Rich X Search. We shall prevail. All rights reserved. Rich X Search